quarta-feira, 7 de junho de 2023

Como fazer uma máquina solda ponto com transformador de micro-ondas

Fiz uma solda ponto utilizando um trafo de um micro-ondas brastemp modelo BMC38AB, mais algumas sucatas e sobras do próprio micro-ondas.

Esse micro-ondas durou mais de 25 anos.

Caso você queira fazer um, cuidado ao desmontar o micro-ondas, não toque nas partes metálicas do capacitor.

Após retirar o transformador dele, eu serrei os fios finos do secundário (responsável pela alta tensão) e mantive o primário (fios mais grossos).

O rolamento, eu precisei retirar utilizando um parafuso grosso e tomando cuidado para não danificar o primário, até coloquei um pouco de fita crepe para proteger.

Retirei o fio de grosso de menor tensão que estava junto.

Limpei os resíduos do trafo.

Posteriormente, dei uma volta e meia com um fio de cobre grosso de 25mm de seção transversal.

Depois, eu acabei lendo que deveria dar mais uma volta para almentar a tensão e melhorar o desempenho do soldador, eu posso fazer isso futuramente pois ainda tenho mais fio aqui em casa.

Fiz o teste e ele funcionou.

Eu não tinha um conector conhecido como terminal olhal, então, precisei criar o meu utilizando um cano de cobre de sucata que achei por aqui.

Comprei 2 conectores de bateria de carro.

Achei uma torneira de aço inox escovado que estava com defeito para utilizar no projeto.



Serrei na parte onde fica a rosca e esmerilhei para colocar um dos conectores.

Cortei 2 cantoneiras de alumínio para fixar o corpo da torneira.

Fiz dois furos na torneira para criar a alavanca.

Coloquei um parafuso fino pois preciso de espaço para passar o fio dentro da torneira.

Fiz uma marcação na madeira de MDF que será a base do meu projeto.

Fixei as cantoneiras na madeira e cortei a base da minha ponteadeira.

Encontrei um interruptor para a solda ponto.

Fiz a marcação no cano de aço da torneira para fixar o interruptor.

Soldei os fios no interruptor.

Fixei o interruptor no cano da torneira.

Retirei 2 pinos do registro de chuveiro que encontrei no meio da sucata.

Passei no esmeril para fazer a ponta da soldadora.

Esmerilhei a outra ponta para encaixar melhor no conector de bateria.

Fiz a marcação em uma cantoneira com o conector.

Furei e fiz um rasgo para deslizar e ajustar ela na base.

Conectei utilizando uma arruela e um parafuso com porca.

Finalmente fixei a cantoneira na base.

Fiz o segundo ponto da máquina.

Fixei o trafo na base.

Cortei o fio e fiz o segundo terminal.

Parafusei ele no conector

Cortei os fios do interruptor para fazer a ligação e isolei.

Ela ficou pronta! Fiz o primeiro teste e funcionou!

Comecei a fazer o acabamento.

Pintei de branco a borda da base de MDF.

Instalei 4 pesinhos que eram de um outro micro-ondas.

Peguei a parte interna do micro-ondas e cortei o aço inox com uma tesoura.

Fiz a marcação e dobrei para proteger o trafo.

Fiz a marcação para passar o fio na lateral, furei e cortei.

Encaixou perfeito.

Agora a parte de trás da proteção.

Cortei mais uma chapa de aço para a traseira da máquina.

Fiz uns pontos de solda na proteção utilizando a própria máquina.

Fixei ela na base utilizando um grampeador e ficou pronta minha máquina de solda ponta caseira.

A gaveta de aço da minha churrasqueira estava quebrada.

Soldei ela com a máquina de solda caseira que estou fazendo!

Fixou bem.

Espero que tenham gostado!

Inscreva-se no meu canal:

https://www.YouTube.com/@pisaleve

Nenhum comentário:

Postar um comentário